sexta-feira, 12 de julho de 2013

Elogio à Funcionária Pública

São frequentes os ataques aos funcionários públicos. São apelidados, frequentemente, de incompetentes, inactivos, mandriões, burros, antipáticos e um sem número de adjectivos ofensivos. Todos sabemos que um mau trabalhador não representa a classe, mas todos nos lembramos e ficamos fulos com quem é pouco competente.

Nem todos são assim e aqui fica um exemplo de alguém que é uma funcionária pública zelosa, prestável e eficiente. Estive uma hora e meia na Segurança Social, aqui de uma terrinha ao lado, quando lá cheguei as pessoas que esperavam eram "mais que as mães", estavam duas senhoras à atender, mas como era hora de almoço, uma foi almoçar( demorou cerca de 40 minutos). Claro que quando saiu, de malinha à tiracolo, as pessoas começaram a reclamar e a atirar bocas. A colega continuou a atender as pessoas de uma forma prestável, com um sorriso nos lábios. 

Eis que chega um senhor, com 92 anos, com muita dificuldade de andar, quase sem ouvir, que tinha recebido uma carta, que não era a pensão e não sabia o que era aquilo. Ela lá lhe explicou que era por causa do dinheiro do funeral, que a morada que fora preenchida estava errada e que ele tinha de preencher um papel e fazer uma declaração, mas o senhor não percebia nada. Ela tentou explicar outra vez o problema, mas o senhor continuava sem perceber  e dizia que morava no mesmo sitio. Duas das pessoas que esperavam  começaram  a bufar e a opinar: Vêm prá aqui os Velhos, que não percebem nada, ocupar a nossa vez. O Velho estava bem era num lar, blá, blá. Ele olhou para trás, fitou as senhoras e disse à funcionária: Olhe, menina, foi a minha filha que faleceu e ela é que tratava de tudo, agora não tenho ninguém pode ser a menina a fazer. Não vale a pena me explicar que eu não estou a perceber e começou a chorar. A funcionária foi buscar um lenço e um copo de água e lá tratou dos papéis todos,  escreveu ela a declaração. Ficou tudo calado, acho que com vontade de bater nas duas senhoras opinativas. O senhor lá foi à vida dele, com os papéis todos tratados. Esperámos 30 minutos para que o senhor fosse atendido, mas eu até esperava mais tempo se fosse necessário. 

Devemos ter para com os outros o respeito, paciência que gostávamos que tivessem connosco.

1 comentário:

  1. Uma situação delicada.

    Louvo a funcionária pela forma como resolveu o problema de quem precisava.

    Um aceno de simpatia para o idoso que tão bem soube encaixar as críticas.

    O meu desprezo para os que demonstraram ser umas bestas.

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