sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Tu és a minha sobrinha C***!


Quando nasceu, já lá vão mais de dez anos, foi um dia de muita alegria, de uns copos a mais... Era a festa aqui da terra e tinha nascido a minha primeira sobrinha. Não uma sobrinha de papel, de família, de nenhuma obrigação, mas sim de coração,  um amor incondicional, de uma alegria inimaginável. 
Esteve sempre presente na minha vida e eu vi-a crescer, diariamente, e foram muitas as peripécias conjuntas. Desde o berço, ao deixar de usar fraldas, aos dentes, à ida à bola, ao primeiro dia de escola, os trabalhos de casa, à alegria dos jogos, da plasticina, das ciências experimentais, das escolha do material da escola, das roupas, aos castigos, aos livros, que tantos lhe dei, que ela adora ler, às histórias que lhe li. 
Sei que sou um marco na vida dela, não serei aquela tia divertida e que deixa fazer tudo, porque não consigo ser assim, mas sou a tia sempre presente, que tirava as dúvidas, que impunha regras, que nunca faltou a uma celebração, que me preocupei em  ensiná-la a ser feliz e que a amei incondicionalmente!
Ontem, foi o dia em que me despedi dela, por motivos familiares, ela vai seguir com os pais o caminho de muitos Portugueses, emigrar, custou-me muito vê-la partir. De todas as pessoas que fizeram esse caminho, e que me são próximas, ela foi, sem dúvida, a pessoa que mais me custou ver partir. Pela primeira vez, em muitos anos, não consegui controlar as minhas emoções (sim, tínhamos decidido não chorar, nem ficar triste junto dela).
Guardo as palavras dela; Não estejas triste, tu és a minha tia P****! 
Sei que falaremos pelo skype, que irei visitá-la e ela a mim, mas hoje não consigo ver nada de bom, provavelmente por ter os olhos inchados. 
Eu sou uma pessoa que não demonstro os sentimentos com nenhuma facilidade, mesmo um calhau com pernas, foi um choque para os meus amigos, verem-me pela primeira vez a chorar!

4 comentários:

  1. De certeza que ela vai para uma vida melhor com os pais e o skype vai tornar muito muito mais perto ;)

    www.semjeitonenhum.com

    ResponderEliminar
  2. São tantas, tantas as pessoas que vejo a emigrar... é angustiante.

    ResponderEliminar
  3. Tb tenho uma sobrinha dessas, do coração! É muito triste que o nosso país nos obrigue a procurar melhores condições lá fora! Eu mesma estou a pensar no assunto, e se assim for, serei eu a despedir-me dela! Merda de país, de governo!!!!

    ResponderEliminar
  4. Oh :'( Até eu fiquei triste e não vos conheço... Que lhe corra tudo muito bem!!

    pippacoco.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Deitem cá para fora as vossas opiniões!!