terça-feira, 10 de setembro de 2013

Ser-se escravo, no século XXI

Esta notícia só por si é um completo choque. Como é possível existirem condições de trabalho assim? Tenho conhecimento que a realidade laboral na Ásia é simplesmente trabalhar até morrer, por uma tigela de arroz (sei que é um exagero, mas não foge muito à realidade). Não estava à espera que o mesmo se passasse em empresas, do dito mercado liberalizado, como o Facebook ou Bank of America.
Acredito, piamente, que se fosse possível, os governos e empresários deste país, nos punham a trabalhar de sol a sol, sem salário. 
Percebo que as pessoas se sujeitem a estas violações dos direitos, por necessitarem muito de dinheiro para sobreviver. Entendo, que não existe muito a fazer, sim, podíamos todos deixar de comprar na Zara, Bershka, na Apple, na Amazon, mas a realidade é que isso não é possível. Portanto, temos que acreditar que as pessoas (patrões) tem que ser humanos e tratar os outros como seres humanos.
Sei, de experiência própria, que o dinheiro não traz felicidade, nem é tudo; é, óbvio que ajuda muito. Não acredito nessas ideias de se viver com poucochinho e ser-se feliz. Ser feliz, para mim, é sentires-te respeitado, gostares do que fazes, seres pago convenientemente, sentires-te útil. 
Revolta-me que se seja escravizado nos tempos modernos, como é possível, isso ainda acontecer? Espero, que nunca me surja nenhum trabalho com estas condições, porque também não sei o que faria.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deitem cá para fora as vossas opiniões!!