segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Dia de Finados

Não sou religiosa. Sou uma descrente completa.
Sou baptizada porque o fui aos 9 meses e não tinha forma de  dizer que não. Acho que ainda chorei e fiz uma grande finta, talvez um sinal, mas os meus paizinhos não interpretaram a coisa dessa maneira e lá me baptizaram. Acredito na Ciência e como tal, quando a vida acaba, acaba. Termina, the end. Custa muito mais lidar com a morte assim. Porque não se têm esperança nenhuma. Não existe futuro rencontro.

Embora, tenha este pensamento, dou por mim todos os anos a ir ao cemitério no dia 1 de Novembro, a acompanhar a Mummy.  Este ano, fui no 2 de Novembro. Porque dia 1 não foi feriado, portanto, lá fui no dia a seguir. Presenciei uma missa no Cemitério, com colunas e tudo, tal e qual um concerto, assim tipo convívio da escola ou festa da aldeia. Nunca tinha assistido, foi a primeira vez. 
Reparei que era muito poucas as pessoas que estavam presentes. Não acredito que se tenha que ir ao Cemitério para se lembrar das pessoas que foram importantes para nós ou se quer para as homenagear. Até porque eu vivo longe de onde estão enterrados os restos mortais dos meus avós e isso nunca me fez esquecer deles.  O facto de terem sido duas das pessoas que marcaram a minha vida, de ter vivido muito episódios da minha vida com eles, de ter sido muito feliz e porque ambos morreram novos, lembro-me deles várias vezes ao ano, em momentos de tristeza e de alegria. Da suadade que tenho deles e do que quereria partilhar com eles.
Com o passar dos anos custa menos a perda? Não, habitua-se à dor de a pessoa já cá não estar. Ao fim de dez e quatro anos, estou mais habituada à dor. Mas sente-se a saudade. E, acredito que o cemitério, sim, porque as campas mais não são do que um altar ao falecido (na minha opinião), é onde custa mais. Ver a campa, saber o que sentiste ali, no dia da despedida. E, que foi ali que tudo acabou. Custa-me muito e confesso que só vou para acompanhar a Mummy.

4 comentários:

  1. Custa-me sempre, e mesmo com o passar dos anos a saudade vai apertando, mas claro que a dor não é tanta, porque aprende-se a viver com ela... Bjs

    ResponderEliminar
  2. O ritual de ir ao cemitério, tem a sua razão de ser e não significa que só nós lembremos das pessoas que perdemos quando as visitamos nesse local... Lá está a memória dos nossos.

    ResponderEliminar
  3. Concordo contigo. Não ir ao cemitério não significa que se tenha esquecido.

    ResponderEliminar
  4. Dia de Todos-os-Santos: 1 de Novembro; Dia de Finados: 2 de Novembro.
    Seja que dia for e onde for o que importa é o que sentimos!

    ResponderEliminar

Deitem cá para fora as vossas opiniões!!