terça-feira, 5 de novembro de 2013

Livros e Leituras

Ao que parece os Portugueses são os que menos lêem na União Europeia. Sei que muitas pessoas se desculpam, com o peço dos livros, a falta de tempo. A realidade é que muitas pessoas simplesmente não têm interesse, nunca tiveram. Foram obrigadas na escola a ler alguns livros, muitos passaram os olhos pelos apontamento amarelinhos da Europa-América, e a coisa ficou resolvida, pelo menos a disciplina ficou feita. E, depois criaram uma aversão aos livros. Quem lê são os marrões, os caixa de óculos.
Sei que os livros são caros - alguns mesmo um balúrdio- poderiam ser bem mais baratos, tendo em conta o nosso rendimento médio. Algumas pessoas defendem que podemos sempre recorrer às bibliotecas, não sou grande fã. Porque ter um livro para se ler num prazo de tempo, não me agrada, podemos ter tempo suficiente e conseguir conseguir terminar o livro ou simplesmente acontecer algo e não o terminámos. Sou apologista de pedir emprestado, de partilhar os livros que tenho. É uma realidade que faço com uma amiga, só uma, provavelmente, a única que lê regularmente. Todos os anos ofereço livros no Natal - muitas vezes livros que quero ler e depois peço emprestados- mas vejo a cara das pessoas que o recebem: Ahhh um livro. 
Adoro ler, entrar no livro, viver a história, imaginar-me lá, identificar-me com a história. Já li muito bons autores, alguns mais medíocres. Já adorei livros que outras pessoas detestaram e odiei livros que outros leram entusiasmados. Sou mesmo uma apaixonada pela leitura, não consigo perceber como é que existe tantas pessoas que não lêem um livro por ano. Do que tenho pena, é que nenhuma editora me queira oferecer livrinhos, sintam-se à vontade.

E, os meus ricos leitores lêem muitos livrinhos? Gostam de reler os livros? Quais os géneros que mais gostam?

As minhas respostas, leio um livro por mês, às vezes menos, depende do meu trabalho, nas férias devoro livros, um por semana. Raramente, volto a reler um livro. Gosto, preferencialmente, de policiais e romances históricos.

3 comentários:

  1. Não leio mais livros porque não posso (não é falta de tempo, é indisponibilidade financeira para os adquirir ao ritmo com que os leio). Não costumo, por norma, reler livros, embora haja um ou dois que sim, já reli e vou reler qualquer dia. Gosto de policiais, em especial e de muitos outros estilos em geral, dependendo da escrita. Há autores, supostamente muito bons, que não me cativam e outros, menos bons que o conseguem fazer.
    ler-prazer-ler.blogspot.pt, se estiver interessada em espreitar e se tiver tempo

    ResponderEliminar
  2. Olá, eu sou a Susana e também sou livroólica. (:
    Não consigo ler com moderação. Agora estou a ler o meu terceiro livro de Jo Nesbo. É um tanto ou quanto "dark", de terror psicológico. Acho que a minha faceta "heavy metal" não se revela na música, mas sim na leitura. Boas leituras!

    ResponderEliminar
  3. Comprar um livro em Portugal é um bem de luxo!! Caramba, 25 e 30 euros por é livro é muito euro. Eu adoro ler, é um vício, um hábito, um prazer. E assim como gosto de ler, tenho que ler em papel, ter os livros na estante, olhar para eles e escolher um para reler.
    Prendas de anos e de natal??? Livros.
    Luxo? Comprar um livro. Sou fã de livros que me aumentem o conhecimento, me façam aprender. Basicamente tudo o que seja minimamente histórico marcha. Um pouco fora do género marcha o Dan Brown.
    O que estou a ler agora é o Inverno do Mundo, o 2º volume da trilogia o século de Ken Follett. Trouxe os dois volumes da biblioteca e já decidi que os quero na minha estante, bem como quero ler mais do escritor.
    Um livro do género que recomendo é o "Diz-me quem sou", da Júlia Navarro.

    ResponderEliminar

Deitem cá para fora as vossas opiniões!!