quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Sofremos de um consumismo excessivo?

Li, que de acordo com o Financial Times, éramos um dos países com mais bimby. Ora sendo o valor da máquina 1000€, mais ou menos, e um salário mínimo de 485€, fico chocada pela quantidade de Bimbys que existem por aí.E, questiono-me sofremos de um consumismo excessivo? Compramos tudo o que é novo, a última moda? A julgar por esta notícia , sim, somos uns consumistas de tecnologias. Não sendo Euzinha, uma consumidora de tecnologia, fico a sentir-me uma ultrapassada, desajustada da realidade.Confesso, que me faz assim muita confusão, aquelas pessoas que compram as coisas a crédito. Eu sei que tem vantagens, senão se pagar juros e mais trinta mil coisas, mas nop, não acho normal comprar a televisão Xpto a crédito, o telemóvel, o tablet, a bimby... Fui educada a quando se tem o dinheiro é que se compra, caso contrário espera-se até ter! Bem basta, ter que pedir dinheiro emprestado -comprar- para a casa.
Nesta modesta casinha, não existem uma série de equipamentos tecnológicos, porque entendo que para comprar algo é porque preciso muito, não só por ter e vou adiando a aquisição. Euzinha, me confesso, não existe leitor de DVD (nunca encontrei nenhum bonito o suficiente), não existe aparelhagem, gostei de umas, mas não eram nada de especial (a casa traz rádio!daqueles instalados em cada divisão), existe uma playstation de 2003 (que por cá continua porque foi um presente, jogar ninguém joga nela), um computador (quase a reformar-se) e uma televisão( um LCD, mas com 6 anos), uma máquina fotográfica ( foi cara, porque gosto muito de fotos!). Este é o retrato do meu alheamento tecnológico. Contem lá, vocês quais as tecnologias que têm?!

4 comentários:

  1. Não vale a pena que não vou nunca entender o contracenso: Bimbys...telemóveis, computadores...No entanto o crédito mal parado cada vez aumenta mais...mas no Natal levantaram-se não sei quantos milhões de euros para as "compras de natal"...tenho de morrer e nascer outra vez que não entendo...
    tecnologias?!...tenho um telemóvel para atender e receber chamadas, mas nem sei que modelo é não faço ideia...o tecnólico lá em casa é com MorMeu...eu não percebo nadinha...

    jinhooooosssssss

    ResponderEliminar
  2. Portátil com 3 anos, telemóvel com 1 ano, máquina fotográfica com 4 anos, televisão com 10 anos.
    Confesso que gostava de investir num lcd, num telemóvel novo, mas não posso. Talvez me renda ao tablet, mas vou esperar mais uns tempos.

    ResponderEliminar
  3. Somos uns pelintras com a mania de armar ao pingarelho, é o que é!

    ResponderEliminar
  4. Tenho muitas tecnologias, mas nenhuma comprada antes de juntar o dinheiro todinho para a pagar a pronto. Sou como tu, empréstimo já basta para comprar a casa!

    ResponderEliminar

Deitem cá para fora as vossas opiniões!!