terça-feira, 27 de maio de 2014

O email do Zé das Finanças!!

Recebi este email do senhor José Pereira, do Zé das Finanças. Confesso que o meu primeiro pensamento foi, mas que m***** é esta. Depois li e fiquei sem perceber nadinha!! Voltei a ler!! Já percebi qualquer coisinha, mas comecei a pensar, tenho que fazer alguma coisa?!? Falta-me alguma coisa?!? Não, percebi que não é nada disso!! Este é um daqueles emails, em que a Autoridade Tributária nos solicita para fazermos o trabalhinho deles!! Um Spam, uma espécie de anúncio que nos aparece nas páginas da internet a dizer que ganhamos um computador!! Para além desconsiderar um abuso, estes emails que o Zé me manda, porque não temos este género de relação, ainda fiquei chocada com o pedido!! ( tenho para mim que muitos serão os contribuintes a ir às finanças perguntar o que é isto, tal o Português simples que é usado!!) em relação ao pedido, Zé lamento mas, a não ser para os meus amigos, não trabalho de borla! Vê lá tu, que sou uma má cidadã!! Quero um país mais justo fiscalmente e economicamente mais eficaz, mas isso não será à custa da minha mão de obra barata e, muito menos, com ilusões de carros topo de gama, que espante-se o Zé, mas para não viver acima das minhas possibilidades, só posso ter um carrinho utilitário!! Zé, você parece um porreiro, por isso agradeço que não abuse da confiança, que eu dei-lhe o meu email só para o seu trabalho, e não continue a enviar estes emails. Faça o seu trabalho, que eu farei o meu!! Se, entretanto, necessitar de ajuda para tornar o País mais justo fiscal e economicamente, deixo dois conselhos, dar regalias às empresas que cumprem com as suas obrigacoes( baixar 1% do imposto) e talvez redistribuir as pessoas que tem no serviço a limpar o pó aos móveis!! Para quem não conhece o Zé, aqui fica o email!! Não quero que vos falte nadinha!!


Exmo.(a) Senhor(a)



Desde o início do exercício fiscal de 2013, a AT, no âmbito das funções de administração fiscal e aduaneira que se lhe encontram legalmente cometidas, tem vindo a recolher um conjunto ampliado de dados que lhe possibilita um incremento substancial da qualidade e precisão das suas tarefas de controlo fiscal da atividade económica desenvolvida no nosso país. Referimo-nos, nomeadamente, quer ao projeto e-fatura, quer à recolha dos elementos contidos nas declarações mensais de remunerações. No primeiro caso, estamos em presença de elementos que nos permitem identificar, tanto os volumes de negócios de cada um dos agentes económicos, como dos bens e serviços por si adquiridos. No segundo caso, está em causa o conhecimento antecipado do valor das remunerações pagas ao longo do ano.

Como seria de esperar, os dados em causa serão utilizados no controlo da informação constante das declarações modelo 3 de IRS (relativa a sujeitos passivos que exerçam atividades empresariais ou atividades profissionais liberais) e modelo 22 de IRC, submetidas pelos operadores económicos nacionais.

A eventual identificação de inconsistências entre os valores que subjazem ao conteúdo final reportado nas referidas declarações modelo 3 e modelo 22 e os valores que constam da nossa base de dados, em resultado das recolhas efetuadas no âmbito dos projetos acima mencionados, terá naturalmente de ser investigada, originando consumo de tempo e outros recursos, quer à AT quer aos operadores económicos que, sempre que possível, deverão ser evitados.

Consequentemente, a AT, vem por este meio, respeitosamente, solicitar a vossa melhor atenção no sentido de que possa ser desenvolvido um esforço com vista à eliminação de divergências entre valores reportados à AT em diversos processos declarativos. Minoraremos assim, os custos de cumprimento fiscal dos agentes económicos e o custo do esforço de controlo fiscal suportado pelo país. Ou seja, contribuiremos todos para que Portugal se assuma como um país fiscalmente mais justo e economicamente mais eficaz.

Com os melhores cumprimentos,

O Diretor-Geral da AT

José António de Azevedo Pereira

3 comentários:

Deitem cá para fora as vossas opiniões!!