sábado, 15 de junho de 2013

E os sequestradores são....

A grande celeuma dos  últimos dias é a greve dos professores. Uns defendem que a greve devia ser desconvocada por causa dos exames, outros que o Ministério deveria ter alterado a data.

Para mim os Sequestradores mais não são do que o Ministério e o Governo, não querem dar o braço a torcer. Então que venham eles vigiar o Exame.

Tenho a dizer que todas, TODAS as pessoas têm direito à greve. É Chato em alguns casos, mas foi um direito adquirido quando mudámos de uma ditadura para uma democracia. Posto isto, vêm aquele argumento de que quando existe greve prejudica alguém, pois esse é um dos objectivos, não se fazer nenhum trabalho. É óbvio que se o Metro faz greve, temos a Carris, mas se os serviços de recolha de lixo fazem greve o que temos?? Lixo à porta!
Relembro que um dia de greve é descontado do ordenado de cada um. Portanto, não se recebe o dinheiro daquele dia.

Se existe Greve dos professores com a qual concordo é esta. Dois motivos principais. Primeiro, porque sempre que existe greve durante o ano lectivo, os professores têm de arranjar maneira de dar a matéria que não deram, porque caso contrário têm de justificar, bem justificado. Em segundo, porque o Ministério com estas medidas está a aniquilar uma classe que pode ter tido muitas regalias, mas que as têm vindo a perder sucessivamente e que está a ser esmagada por completo. Ao eliminar os mais novos(com cerca de 10 anos de ensino) quando os mais velhos se reformarem quem fica para ensinar? 
Turmas cada vez maiores, com quase 30,sim trinta alunos, estimula   o quê? A discriminação, quem for bom aluno aprende sempre, quem tem mais dificuldades fica sem qualquer apoio. Ok... Pode-se dizer que é o survival of the fittest, mas os ricos continuam a ir para colégios onde as turmas rondam os vinte. Este tipo de princípio serve só para quem não têm dinheiro?

Se eu sei ler, escrever, ter pensamento crítico, devo-o aos meus professores. Por isso, para todos eles, o meu MUITO OBRIGADO.
Espero que a greve seja um sucesso.

3 comentários:

  1. Concordo contigo.. Eu no meu secundário estava numa turma de 30 e era mais complicado do que no meu básico que foi em turma de 20 (tirando o aumento do grau de dificuldade normal)

    ResponderEliminar
  2. Olha eu sou do tempo das turmas de 29, 30 e até 31alunos... Consegui aprender, fui para a Universidade e fui a melhor do ano. A greve é um direito sim Sra mas não digam que é para o bem dos alunos, que isso ninguém acredita.

    ResponderEliminar
  3. Não estou totalmente de acordo. Dentro do funcionalismo público os professores são uma "classe" muito priveligiada, embora entre si haja diferenças brutais. Em anos passados sempre exerceram força de lobby junto dos diferentes governos no sentido de nunca perderem privilégios. E precisamente por estarmos numa sociedade supostamente democrática e se há milhares de pessoas do publico (quase 1 milhão!)e do privado no desemprego, porque é que a classe dos professores haveria de ser poupada?!
    Talvez se houvesse menos professores com 25 e 30 de carreira sentados À sombra da bananeira na carreira à espera da reforma, houvesse mais lugar para os desgraçados profs mais novos que andam como saltimbancos de terra em terra a pagar gasolina do saeu bolso, para ganhar um salário de caquinha...
    E não, não sou professora...vejo é para os dois lados.
    Uma medalha tem sempre duas faces.
    (By the wau...as minhas turmas sempre tiveram 30/31 alunos e considero-me bem formada, tive bons e maus professores, como sempre existiram e continuarão a existir...


    jinhossssss

    ResponderEliminar

Deitem cá para fora as vossas opiniões!!