segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Autárquic@s

Votos contados, celebrações feitas, discursos realizados. E, assim, foi a noite eleitoral.

O PS ganhou, não esmagou, foi só melhor que o PSD. Perdeu algumas câmaras tradicionalmente Socialistas, como Braga e Matosinhos.
O PSD perdeu, não foi, assim, por completo, esmagado, mas perdeu câmaras que sempre foram sociais-democratas. Na Madeira, a derrota é estrondosa. Ai o Jardim ficou abananado.
A derrota do PSD é acompanhada pela derrota do BE, perdem a única câmara que tinham e ficam longe das decisões autárquicas.
Paulo Portas vence, não nas candidaturas que foi acompanhado do parceiro de ligação, mas nas câmaras onde o CDS concorreu sozinho. Paulo Portas teve um comportamento, do copo meio cheio, é verdade que perde muitas câmaras às quais concorreu em parceria, mas olhou para as vitorias sozinho. É uma vitória, mas não é assim tão estrondosa e magnífica.

E, o grande vencedor, para mim, foi o PCP. Recuperou algumas câmaras, que tinha perdido há muito tempo. Pela primeira vez, o discurso de vitoria do PCP( eles fazem sempre um discurso de vitória) faz todo o sentido.
Aqui na minha terra, a coisa foi renhida e o PCP não ganhou por cerca de 4000 votos.

A abstenção foi enorme,mas não nos podemos esquecer dos imigrantes, das muitas pessoas que já não residem no país, mas que ainda estão inscritas nos cadernos eleitorais.

Agora venham as europeias.
Um agradecimento a CNE, pelo facto de nos ter permitido ter uma noite cheia de dificuldades e alegrias. É, que como não sabia quem eram os candidatos, Só sabia se tinham ganho ou perdido pelos discursos, assim um Kinder da política.
Sent from my BlackBerry® smartphone

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deitem cá para fora as vossas opiniões!!