segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Euzinha, desempregada, respondo o que a Constituição fez por mim!

Já alguém perguntou aos 900 mil desempregados do que lhes valeu a Constituição?
Esta pergunta deixa qualquer um de cara à banda. Euzinha, uma mulher desempregada, sinto-me na obrigação de responder ao Pedrinho, para ele saber, do que me vale a Constituição.
Pois, não me serve para comer, também não me dá dinheiro, mas garante-me determinadas coisas, pois fique a saber:

Artigo 2º - Permite-me viver num estado de direito democrático, Sabe o que é isso, não sabe?

Artigo 12º  e 13º- Então, não é que, a Constituição defende que todos os cidadãos tem os mesmos direitos e deveres, e ainda, por cima, somos todos iguais, não podemos privilegiar, beneficiar ou prejudicar ninguém; ele há cada coisa, não é Pedrinho?

Artigo 37º - Liberdade de expressão e informação, aquele que tu usas para dizer estes disparates!E,que eu também utilizo para escrever estes!

Artigo 43º , 74º e 75º - Aquele que me permitiu estudar desde a primária até à Universidade, no ensino público.  No tempo, em que as  propinas não eram muito elevadas,  em que bastava ter boas notas para se entrar em faculdades públicas e pasme-se que existem pessoas que fazem o curso em menos anos que tu!

Artigo 53º - Segurança no trabalho...sim, impede o despedimento sem  justa causa, é que estou a imaginar, estares um dia azedo e só porque o y vem vestido de amarelo ser despedido.

Artigo 58º e 59º - Direito ao Trabalho e os Direitos dos Trabalhadores,  então, não é azar, que a constituição dizer isto, que incube ao Estado, promover politicas de emprego! Chiça pá, parece-me que nunca desfolhas-te a Constituição.. e, vá-se lá saber como, todos os trabalhadores devem ser tratados de forma igual, mesma função mesmo ordenado, sem palavras!

Artigo 63ºe 64º - Todos temos direito à segurança social e saúde Pois, é que nós desempregados não temos dinheiro para pagar seguros de saúde privados e já descontámos para a segurança social... 

Do Artigo 80º até ao 107º - A Constituição contempla a Organização Económica, então, não é que afinal a Constituição também tem umas normas para a economia, não é tudo a defender os cidadãos. Sendo, Euzinha, uma pobre, esta parte não me serve de muito, aqui tens razão!

Do artigo 108º ao 201º - Pedrinho, quantos artigos são?? 93, sim 93 artigos sobre a Organização do Poder Político, onde estão os direitos e deveres dos políticos! Também não me serve de muito, nunca estudei na Universidade de Verão!

Pedrinho, uma Constituição que tem 79 artigos sobre direitos, liberdades e garantias dos cidadãos; 93 artigos sobre o Poder Político e 27 artigos sobre a Economia, talvez seja uma Constituição que tenha de ser repensada e dar mais direitos aos cidadãos, porque foi esta Constituição, que te permitiu ser eleito,e,  embora eu não tenha votado em ti, que te tenha de aturar! 
Se ficaste, com alguma dúvida, deixa aqui um comentário que eu respondo! 

5 comentários:

  1. Se essa gente que brinca aos ministros respeitasse a Constituição, não faria perguntas infelizes!

    ResponderEliminar
  2. Acha que politicas que promovem a desigualdade são constitucionais? Penso que se conhece a constituição saberá que esta assume o pleno emprego como condição relevante para a dita igualdade porque será que só agora parece importante termos uma constituição?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não defendo políticas que promovam a desigualdade sejam constitucionais, até porque como diz, a Constituição defende o pleno emprego.

      Mas, a frase do Passos Coelho e a atitude dele contribui para que algumas pessoas, que não percebam o que é a constituição, defendam a mudança da mesma, porque têm medo do que pode vir.

      Está a ser criado um ambiente de terror do que aí vêm, só por culpa de uns juízes e de um papel qualquer, que é a Constituição.Esta é a mensagem passada por Passos.

      Eliminar
  3. Mas eu também não percebo para que serve a constituição quando esta não é cumprida. A propaganda é sempre criticável seja de Passos Coelho ou de um outro alguém, agora parece-me errado fingir que o documento fundamental nunca foi violado.

    ResponderEliminar
  4. Que Constituição?
    A que está em vigor ou a que Coelho quer implementar?

    ResponderEliminar

Deitem cá para fora as vossas opiniões!!