segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Vida de Desempregad@ 10

A Cunha, o factor C... Afinal o que é isso. Na minha opinião existem duas coisas diferentes: a Cunha, o aproximar a oferta da procura e depois vem a Sorte!

A Cunha é quando entras para uma posição qualquer, mesmo sem existir nenhum tipo de concurso ou qualquer necessidade, só para fazer um favor a alguém. Empregas alguém para obteres algo em troca. Não tenho Cunha. Sim, os meus paizinhos não são importantes, eu não conheço ninguém e confesso que não tinha jeito para pedir. Portanto, espera-me a hipótese de conseguir um trabalho que não seja necessário esse factor. 

O aproximar a Oferta da Procura é o que o nome explica. Quando alguém do teu círculo de amigos, conhece alguma vaga e te diz para concorreres, muitas vezes estas vagas nem vão a anúncios.

Nunca beneficiei de nenhuma destas situações. O último trabalho que tive beneficiei do Factor S, Sorte. Depois fiquei nove anos, porque demonstrei o meu valor. Saí por medidas políticas.

E, desse lado, qual é o vosso entendimento da Cunha??

7 comentários:

  1. Não resisto a contar-te esta. Eu tinha 20 aninhos, acabadinha de sair da faculdade. Procurei, candidatei-me...até pus anuncio no jornal, concorri, entrei. Dias depois de estar a trabalhar, inocente, inocente, alguém me pergunta "Então quem é o teu padrinho?"
    "Desculpe?"
    "Quem é o teu tio?"
    Resposta da minha inocência:
    "Vai-me desculpar, mas eu não tenho família na empresa..."
    :))))
    Gosto muito do fator "S"...desde que aconteça a quem muito trabalha:)

    jinhoooosssss

    ResponderEliminar
  2. Concordo!
    Quem tem o factor C. tem mais possibilidades de encontrar trabalho do que o factor S.

    Infelizmente é assim...

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente quem tem o factor C. tem mais vantagens do que o factor S.

    ResponderEliminar
  4. Revolta-me profundamente. Mas o pior de tudo, é que há pessoas que neste momento estão empregadas devido ao factor C e ainda se gabam disso.

    ResponderEliminar
  5. A cunha é condenável por defeito. Mas cada caso é um caso. Há pessoas que têm a sorte de conhecer as pessoas certas e de ter mais facilidade em conseguir um emprego. É injusto, é verdade. Mas não é m,ais injusto do que uma pessoa que é contratada porque é mais gira, ou mais divertida numa entrevista. O mérito está em quem consegue provar o seu valor e aguentar-se no emprego, progredindo por mérito próprio.
    Eu, particularmente, não tenho factor C...

    ResponderEliminar
  6. O meu entendimento da cunha é o mesmo que tu. Nunca beneficiei de nenhuma, mas nos tempos que correm acredito que quem tiver acesso a elas as tente usar.... its a dog eat dog world :S

    www.semjeitonenhum.com

    ResponderEliminar
  7. Cunha é quando, mesmo existindo concurso, dão o emprego a alguem que não o primeiro classificado porque é conhecido ou familiar do Sr. Dr. Fulano que tal.

    ResponderEliminar

Deitem cá para fora as vossas opiniões!!