quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Eu e os horários....

Tenho uma dificuldade crónica com horários. Todos os relógios estão adiantados, entre cinco a dez minutos, mas, de nada serve, continuo a andar sempre atrasada. Não sou daquelas pessoas que chega horas atrasadas, mas cinco, dez minutos. O que me enerva profundamente. Eu juro que tento estar a tempo e horas, não sei é algo que me ultrapassa.  Mas não são só as horas, a organização do meu tempo, é sempre complicada. Estou sempre a correr atrás dos prazos. Tenho tempo, tenho, mas vou adiando, adiando e quando dou conta tenho imensas coisas para fazer.  Tudo ao mesmo tempo e ando sempre a correr. Aiiiiii, Porquê?!?!? Agora que se aproxima o natal, vou tentar - mais um ano a querer- fazer as compras TODAS com antecedência. Pelo sim, pelo não, amanhã vou começar as compras de Natal, é o que espero, se a constipação o permitir!

3 comentários:

  1. Quanto mais stress tiver na vida e os níveis de ansiedade estiverem elevados, mais facilmente, será procrastinadora. O segredo está em tentar controlar essa ansiedade com atividades que exigam paciência, minúcia e pormenor.
    As melhoras da constipação!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou uma pessoa bastante stressada e ansiosa e é isso mesmo que me faz ser apressada, resolver tudo num instante e ter sempre tudo pronto a tempo e horas.
      As pessoas que conheço que são procrastinadoras são precisamente as que são o meu oposto...
      Nem todos somos iguais.
      Há é formas diferentes de lidar com a ansiedade e com a forma de fazer-mos as coisas.
      No meu caso, sou mãe, trabalho e tirei o meu curso como pós-laboral tendo terminado com a melhor média da universidade...e consegui gerir tudo sem nunca atrasar a entrega de um trabalho, sem atrasos frequentes (sim que todos nós já apanharam greves, acidentes, trânsito... - isso é diferente dos atrasos sistematicos), sem grandes problemas (mas sim com ansiedade que disso é dificil livrar-me).

      Uma coisa que acho essencial é a organização. Faz um plano, anota quando tudo tem que estar feito/entregue e prevê (realisticamente) o tempo que precisas para cada coisa. Faz o plano ao contrário - sabes que as datas limite de cada coisa que tens a fazer é uma questão de gerires o tempo de forma a começares a tempo de terminares a tempo.
      Com os relógios é a mesma coisa. Estão adiantados, sabes disso e acabas por te desleixar porque "tens tempo" - se em vez disso te prepares mentalmente para acordar 10 min mais cedo ou estabeleceres metas de "tenho que sair às 6.50h" p.ex, sendo tu procrastinadora acabas por só sair mesmo às 7h - que é a hora ideal para saíres (suponhamos).

      Pelo menos é assim que faço e comigo funciona. Não gosto mesmo de chegar atrasada, quanto ao resto das coisas para mim não é sequer imaginável atrasar a entrega dum trabalho ou projecto... não consigo conceber isso.

      Eliminar
    2. ps: uma coisa que eu sempre achei piada foi às minhas colegas (que não faziam nada excepto estudar) quando me diziam que não tinham tempo para nada... mas depois de as conhecer-mos um pouco percebia-se bem onde gastavam o tempo. Às vezes é só uma questão de priorizar.

      Eliminar

Deitem cá para fora as vossas opiniões!!