terça-feira, 8 de outubro de 2013

Saramago, o reconhecimento que veio de fora!



É um dos meus escritores preferidos. Gosto dele, sempre gostei. Desde o tempo em que ninguém gostava. Quando foi enxovalhado pelo nosso Primeiro-ministro, da altura, actual Presidente da República (estes políticos não largam o osso!)  

Era uma leitora assídua, na altura, em que o criticavam por não ter frequentado a Universidade. Por não ter estudos. Em que não sabia escrever. Em que era um inculto. Como tinha a audácia, uma pessoa com este passado, querer ser escritor?!

Sempre o li, porque os livros dele abundavam cá em casa. Foi o único escritor a quem pedi um autógrafo. Guardo o livro religiosamente.

Admirei e admiro a sua escrita. Fui criticada por ter uma escrita parecida. Não tenho essa pretensão. Na altura, a pessoa, em questão, achou que era uma ofensa para mim. A minha resposta foi:
- Quem me dera! É, que ele já ganhou um Nobel.

Faz, hoje, 15 anos que José Saramago ganhou o Nobel. Em que foi preciso ser reconhecido no estrangeiro, para lhe darem alguma credibilidade no nosso País. Não sendo ele uma pessoa ligada aos poderes instituídos, acabou por nunca ter o reconhecimento que merecia no nosso País. Esse reconhecimento veio depois e a muito custo. Como poderia não ser reconhecido, no seu País, o único escritor que ganhou um Nobel. Este prémio foi mais do que merecido e uma chapada de luva branca, para muitos intelectuais.

4 comentários:

  1. Também gosto imenso dos seus livros e da sua forma de escrever. Mas a minha história é bem diferente da tua: eu embirrava solenemente com ele mas sentia que não tinha moral para o criticar enquanto não lesse um livro dele. Li "O ano da morte de Ricardo Reis" e fiquei encantada com a escrita dele. Virei fã!

    ResponderEliminar
  2. Como vi algures: ''Ninguém é profeta no seu próprio país''.
    Também gosto de Saramago, mas a verdade é que não é o meu escritor favorito, no entanto sei-lhe reconhecer o enorme talento que possuía.

    ResponderEliminar
  3. É umas das grandes falhas que tenho na leitura....preciso de livros com pontuação. Mas vou voltar a tentar lê-lo.

    ResponderEliminar
  4. Eu também gosto muito de Saramago ♥ Ele dizia coisas que muita gente não estava preparada para ouvir no nosso país mas felizmente houve lhe desse reconhecimento no estrangeiro.
    Beijinho

    ResponderEliminar

Deitem cá para fora as vossas opiniões!!