quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Exame dos Professores

Percebo que exista um controlo de acesso à Carreira Docente, porque existe por ai alguns professores, que sabe Deus! Agora um exame, em que cada professor tem de pagar um valor para o exame geral e depois paga mais para fazer um em cada área que se pode leccionar. Isto fará algum sentido? A mim não me faz nenhum.
Sentido faria se existisse Universidades exigentes, porque se permitem às Universidades atestarem que alguém é professor, não reconhecem as capacidades das Universidades. É que é o Ministério que supervisionar as Universidades. Resumindo, o Ministério vê-se como um incompetente, para gerir as Universidades às quais deu liberdade de atestar que os alunos sejam professores, mas já se vê competente para fazer um exame geral e não sei quantos específicos, para avaliar professores.
E quem corrigirá esses exames? Colegas professores?

Parece-me mais uma forma de incentivar as pessoas a gastarem dinheiro e o Estado ganhar com isso. Assim, como muitas pessoas a desistirem da profissão que tiveram ou têm. Sr. Crato, gastar 60 € em exames ajuda na dívida pública ou posso transformar esse valor em pão e leite?

2 comentários:

  1. os exames até fazem algum sentido, agora pagar por eles, é que é sem cabimento

    Sónia
    Taras e Manias

    ResponderEliminar
  2. Nem os exames fazem sentido, nem o valor pedido por eles tem qualquer lógica. Eu sou professora e acho exactamente o que tu dizes: paguei muitos anos de faculdade, paguei uma licenciatura e um mestrado numa instituição pública e saí de lá com habilitações para ser docente. Agora afinal parece que não, parece que tenho de fazer uma prova e que, portanto, a faculdade onde me formei não devia saber o que estava a fazer. Depois vem sempre alguém que diz que a prova faz sentido porque há por aí uns muito maus. E que culpa tenho eu disso??? Eu fiz o meu curso, paguei-o e tive a nota que merecia. Hoje faço o melhor que posso, mas mesmo assim tenho de ser punida com uma prova que põe em causa tudo o que sou e fiz (e até a universidade pública onde andei). Dá vontade de mandar a profissão para as urtigas e, de caminho, mandar também para lá todos os que só vêem os maus professores e que esquecem que ideias destas prejudicam os bons docentes que cumpriram a sua parte e que não têm culpa nenhuma.

    ResponderEliminar

Deitem cá para fora as vossas opiniões!!