quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Partida, Largada e Fuuugida...

Sou uma pessoa calma a conduzir. Não me stresso muito com buzinadelas, apitadelas, nem com condutores agressivos, até porque já fui assim.
Tirei a carta mal fiz 18 anos, queria muito ser uma pessoa encartada. Não tive nenhum stress no código, confesso que não fui às aulas, assinei fiz o exame e passei à primeira. Já na condução era uma verdadeira naba, no primeiro dia sentei-me no lado do "pendura", até que o instrutor - um senhor de idade e cheio de paciência- gritou, Então quem é que vai aprender?? Eu já tenho a carta! Passei à primeira e devo tudo ao meu instrutor.
Como todos os condutores passei as fases todas: medo, confiança, confiança excessiva, tornar-me acelera e depois... Depois um amigo, muito próximo, teve um acidente e faleceu. Nesse dia, a minha vida mudou de várias formas.O amigo que perdi, a dor de se perder alguém no auge da vida, num acidente, num estúpido acidente.   E, a forma de conduzir, sou uma pessoa calma, sem stress, que antecipo as eventuais manobras dos outros, muito mais cuidadosa. Adquiri uma condução defensiva, não com medo, mas com respeito por mim e pelos outros.
Quando regressava da minha incursão à aldeia grande, encontrei um condutor daqueles mesmo acelerados, que ultrapassa pela direita e esquerda, a buzinar a todos os que estavam à sua frente. Claro que me ultrapassou e uns metros mais à frente estava parado todo espatifado, na mesma zona onde o meu amigo faleceu. 
Espero que não lhe tenha acontecido nada, mas será que a pressa justifica este tipo de condução? Senão tivesse passado pela situação que passei, seria eu uma doida a conduzir?? Eu creio que não! E, vocês são uns doidos a conduzir ou umas papa açordas como eu?

4 comentários:

  1. Culpada!!!! eu sou um desastre na condução... conduzo devagar devagarinho!!!! em nacionais raramente excedo o limite...e isso dá com os meus amigos em doidos!!!looool!!! Mas se queres que seja honesta...nós é que estamos bem!!! Já vi muita coisa pouco agradável devido a acidentes de viação!!!

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que conduzo bem, mas sou demasiado irritada no trânsito.... é um problema que reconheço e que ando a tentar controlar, porque de facto não traz nada de bom. E sim, tenho melhorado :).

    Sem Jeito Nenhum Blog

    ResponderEliminar
  3. Eu não sou um modelo exemplar, sei que não sou perfeita mas considero-me uma pessoa com muito traquejo na estrada e muita paciência (quer para trânsito, quer outras coisas) mas detesto apanhar pessoas que, para além de conduzirem mal e aos "esses", ainda vão a 20 ou 30 km/hora.
    Recentemente aconteceu-me apanhar uma senhora de idade, de telefone na mão, a 40km/hora.. onde? Na faixa da esquerda numa autoestrada, sem ninguém para ultrapassar... Juro que me lembrei daquela anedota "ia eu muito devagarinho, sem estorvar ninguém..." - a dita ignorou o pisca, ignorou o sinal de luzes e quando buzinei fez-me sinal que eu era maluquinha... quer dizer, a dita nem dentro do limite mínimo ia, não havia ninguém por perto, ia com o telefone na mão na faixa de ultrapassagem e a maluca era eu que ia a uns 100km/h.

    Nunca excedo os limites nas localidades ou nacionais. Já excedi em autoestrada (mas nunca exagerado - acho que o máximo que andei foi 140km/h na A1 nas zonas de 4 faixas). Faço imensos km por dia quer em autoestrada já há uns 3 anos, quer em localidades e considero as pessoas que conduzem devagar muito mais perigosas que quem anda dentro/rente aos limites.
    As pessoas que conduzem extremamente devagar por norma não têm capacidade de antecipação, não olham para espelhos (quem nunca viu pessoas a andar a 30km/h e com espelhos encolhidos?!), não dão piscas, e depois tendem a fazer manobras estupidas e precipitadas do nada - até parar no meio da rua, estancar o carro porque lhes apeteceu. Já vi uma senhora que ia a uns 20km/h e quase atropelava uma menina numa passadeira porque simplesmente ignorou a sua presença...

    Esses são os condutores que me irritam, os que considero maus condutores. Tão maus como aqueles que andam a 70km/h ou mais dentro de localidades e perto de escolas e afins... Aliás estatisticamente são esse tipo de pessoas as maiores causadores de acidentes, no entanto, os acidentes mortais tendem a estar com aqueles que se excedem.

    ResponderEliminar
  4. Sendo só essas duas opções, sou uma papa açordas. eheh Não sou daquelas que nunca passas os limites.. Se for uma estrada em que vejo que é possível andar um bocadinho mais, ando. Não sou obcecada em cumprir todos os limites. No entanto, tenho consciência que, passados mais de 3 anos desde que tenho a carta, ainda não tenho a destreza que amigos meus têm. Mas como eu digo, acho que há pessoas que nascem com maior aptidão para conduzir.

    ResponderEliminar

Deitem cá para fora as vossas opiniões!!