terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Porque somos um exemplo para os EUA!!

Nem tudo é mau neste cantinho cheio de sol. Assistia, Euzinha, ontem a um documentário, a altas horas da noite, sobre a guerra dos EUA à droga. Lamentavam-se os intervenientes que tinhas as prisões cheias de consumidores de drogas, davam exemplos que quem era detido eram pequenos consumidores ou traficantes, que se gastavam balúrdios, cada vez mais dinheiro, nesta guerra desde o tempo de Reagen até hoje e que os resultados eram muito diminutos. Estavam eles neste lamurio, quando... (vejam o filme)



Senti orgulho por ser Portuguesa. Senti que afinal sabemos fazer coisas bem feitas, não somos uma cambada de incapazes, basta querer! Senti que os EUA querem seguir as nossas pisadas. Lembrei-me dos anos 90. Lembrei-me do quanto era degradante  Alcântara, das viagens de comboio entre Campolide e Alcântara, assistia-se a tudo, pessoas a injectarem-se, a preparem a droga, a prostituírem-se. Lembro-me de ir ter com a minha mãe a Alcântara - ela trabalhava lá- das pessoas completamente desgastadas pela droga, completamente despidas da dignidade , que deambulavam pela estação e arredores, elas com medo de nós e nós com medo delas.Hoje não existe zonas assim, pelo menos que conheça. Hoje quem consome faz tratamentos, não vai para a prisão. Quem está viciado tem uma doença e deve ser tratado como tal, é igual às pessoas que têm o vício do jogo, do tabaco, do álcool. É bom ser um exemplo para alguém. Claro, que era António Guterres o primeiro-ministro quando esta medida foi tomada!

4 comentários:

  1. Quando eu era beeem novinha...achava os EUA 500 anos à nossa frente...crescer e amadurecer ensinou-me o quanto eu estava errada.

    ResponderEliminar
  2. De facto, essa zona aqui focada, era um antro de drogados. Era, e ainda é mas menos, um local de tráfico e de consumo onde, até as autoridades tinham receio de entrar.

    Continuam, noutros locais, aglomerados de toxicodependentes nas respectivas 'tarefas'.

    E só não encontramos mais porque, actualmente, as drogas estão acessíveis a todos um pouco por todo o lado.

    Quanto aos Estados Unidos da América, convém dizer que de lá vêm coisas muito boas e muito más.
    Não adianta - há quem o faça por conveniência - dizer mal de um sistema que não consegue, por exemplo, acabar com a fome, com as filas para adquirir bens essenciais, etc.

    Acontece o mesmo em todos os países grandes. Os EUA não estão sós nessa desgraça.

    ResponderEliminar
  3. tirando a parte em que muitos nao sabem onde o nosso pais fica localizado, e muitos nao sabem sequer que Portugal e um país!

    ResponderEliminar
  4. Em muitas coisas, fico muito contente em viver em Portugal e não nos EUA. Em certos assuntos, a mente Americana é muito retrógrada.

    ResponderEliminar

Deitem cá para fora as vossas opiniões!!