quinta-feira, 17 de abril de 2014

25 de @bril, valeu a pena?!?!

Faz quarenta anos o 25 de Abril.. Isto a idade passa por todos, até pelos feriados, lembro-me dos 15 anos, dos 20, 25... .Euzinha sou um fruto do pós 25 de Abril, quando nasci, já os anos conturbados tinham terminando. Tenho pena, muita pena, pois gostava de ter estado na luta pela democracia, na definição de um País novo. No entanto, questiono-me, será que foi este o rumo certo?!?! É que vejo tanta coisa a dizer que não!!
Quarenta anos depois - e porque tenho a liberdade de escrever, pensar e dizer o que me apetece - decidi tentar perceber se valeu mesmo a pena. 
Em primeiro lugar - e devo ser a única a pensar isto- a revolução propriamente dita ficou aquém. Podíamos ter ido um bocadinho mais longe, assim morto uns quantos. É bonito dizer que se derrubou uma ditadura e não morreu ninguém, que se pôs uns cravos nas espingardas, mas se tivessem morto uns quantos, no futuro as coisas poderiam ter sido diferentes.  Depois, existe outra coisa que me incomoda, o povo libertou-se com a ajuda dos militares.. Completamente errado - na minha óptica- os militares cansaram-se de ser esmagados e irem lutar para as Colónias e revoltaram-se. Não tenho a menor dúvida que se dependêssemos do Povo ainda vivíamos em Ditadura!! Os militares é que demonstraram integridade e, ao contrário de muitos outros- como os deputados de hoje em dia!-  não quiseram o poder, entregaram-no aos partidos políticos, esperançados - mal eles sabiam o forrobodó que ia ser- que os partidos aplicassem as liberdades por eles alcançadas.Quando, hoje, vejo os militares de Abril serem impedidos de discursar na Assembleia da República e a zaragata toda sobre a comemoração do 25 de Abril, tenho vontade de esbofetear as pessoas, é que chamar à razão parece que já não dá..
Então vamos lá ver senhores deputados, senão fossem os militares ainda estaríamos a viver na ditadura, NÃO FOI o POVO que fez a revolução FORAM os MILITARES. E, se os senhores tem o rabo alapado nessas cadeiras e estão agarrados ao poder- como eles nunca tiveram- devem-no aos militares. Quando um parlamento desrespeita assim quem lhes deu a liberdade, é igual a ver um filho bater na mãe!!! Se valeu a pena, para o Povo valeu, agora para um bando de emproados e de deputados não parece que tenha valido muito a pena!



1 comentário:

  1. Para mim valeu a pena e, no entanto, sou "filha da revolução" e como tal não conheci a ditadura, pelo menos assumida (pois há outra ditadura oculta e essa, sinto-a).

    ResponderEliminar

Deitem cá para fora as vossas opiniões!!