terça-feira, 1 de abril de 2014

Os TU da nossa vidinha!!

Não sou uma pessoa preconceituosa, não me considero de tal maneira, mas confesso, que me faz espécie, assim a modos que comichão o tratamento por tu. Não, não defendo que se trate as crianças por você, o menino, nadinha disso, devemo-nos relacionar com as pessoas como fomos educados. Agora, a confiança cega, quando uma pessoa mal te conhece ou basicamente viu-te, hoje, pela primeira vez e trata-te logo por tu, isso sim, faz-me confusão.
Claro, que me dizem, isso é porque tiveste uma educação muito espartana, cheia de regras, mas na minha óptica são regras bem jeitosas, de educação. Confesso, que nunca tratei os meus avós ou tios por tu, nunca me habituei a isso.
Euzinha sou daquelas que quando me tratam por tu, começo sempre a frase seguinte por: Desculpe, estava a dizer?! Fiquei a saber, de acordo com um amigo, que esta frase é do mais preconceituoso que existe, que dou a entender que tenho algo que os outros não têm. Pois, claro que tenho, educação. Aqui não é importante o curso, o cargo, o diabo a quatro, não me sinto confortável com este tratamento, quando não conheço as pessoas. Serei assim tão antiquada?! Isto é um sinal de velha?! É que sempre fui assim. Os tus da vida fazem-me espécie, confusão, comichão!!

6 comentários:

  1. Só quando tenho confiança é que trato as pessoas por tu. Na familia só os pais e irmaos é que trato por tu :)

    ResponderEliminar
  2. Não tem nada a ver nem com a idade, nem com o preconceito. O tratamento por tu tem a ver com a proximidade/ intimidade ponto. Há distancias que é bom que se mantenham...o respeitinho é bonito e eu gosto.

    ResponderEliminar
  3. tratas uma pessoa que te aborda na rua, mais ou menos da tua idade, na 3 pessoa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Trato, ate se for mais nova. Nunca me lembraria de tratar por tu, nao a conheco, nao tenho nenhuma relacao.

      Eliminar
  4. As pessoas mais velhas, assim como em situações formais eu trato sempre por você. Agora pessoas da minha idade ou pessoas mais novas, numa situação completamente informal, eu trato por tu. Faz-me comichão estar a tratar aquela pessoa por você, o mesmo se aplicando se a pessoa assim me tratar. Nunca fui muito dada a esses formalismos, acho que depende sempre da situação, no trabalho, numa loja, numa pessoa mais velha, claro, agora na rua com uma pessoa da minha idade...pois, nem pensar. São ideologias, não considero que tenha a ver com educação ou menos educação :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. A mim, mais do que tu, faz-me confusão o «você». Se não é por tu tem de ser pelo nome.

    ResponderEliminar

Deitem cá para fora as vossas opiniões!!