quinta-feira, 24 de abril de 2014

Segurança social, porque existem funcionários excelentes!!!

Quantas vezes a segurança social é mal falada?? Que o seu funcionamento é assim ou assado? Que temos de ir de manhã, estar um dia inteiro para nadinha ficar resolvido? Quantos nomes -desde o incompetente a outros- apelidamos aos funcionários públicos?!
Mas, não são todos assim, isso é uma verdade!! Já tinha uma imagem relativamente positiva da segurança social aqui da terra. Funciona bem, o tempo de espera é grande -mas isso não é culpa dos funcionários - são atenciosos e procuram resolver ou entender onde é que está o erro ou o problema!! 
Ontem tive que ir até lá, resolver um problema que se arrastava - tem a ver com descontos e trabalhadores independentes, uma maçada - tirei a senha e fui atendida uma hora depois - ainda bem que tinha coisas para fazer!!! Lá me dirigi ao balcão, informei o meu problema, a funcionária lá inseriu o meu número e diz: isto está aqui uma trapalhada!! Vamos tentar resolver!! Já estava em choque, claro que não podia ser uma coisinha simples, tinha que ser uma trapalhada da grossa!!  Quando pensei que ela me fosse mandar preencher 500 papéis, para explicar não sei quantas vezes a mesma coisa, não, claro que não! A funcionária puxou um dossier cheio de decretos-lei, leu uns quantos -isto foi coisa para demorar uns 5 minutinhos - e diz: Já percebi o que se passou, o lapso é nosso, vamos tentar corrigir!! Fiquei cheia de ânimo, afinal existem funcionárias competentes, prestáveis e que trabalham para a comunidade!! Pois, mas não foi assim, a funcionária que me atendeu telefonou para Lisboa, para os serviços centrais a explicar qual o problema, porque é que eles se tinham enganado e qual era a solução.  A chamada papinha feita, sim,mas a funcionária de Lisboa não quis saber, respondeu: Ah...pois, até podes estar com razão, mas eu não vou fazer nada disso, porque a minha chefe não está cá e eu não estou para estar com esse trabalho!!A funcionária que me atendia, mudou de cor, ainda lhe tentou apelar ao bom senso que eu iria ter que pagar 300€, por uma coisa que não era minha culpa, que o erro era deles, que se podia solucionar logo ali e que depois iria demorar bastante a receber o dinheiro de volta!! Nadinha, a funcionária dos serviços centrais ignorou todos e quaisquer apelos, não sei o que dizia do outro lado, mas Euzinha via a funcionária a tentar apelar, consciente de que ninguém quer gastar um euro que seja, numa coisa que não temos de pagar. Euzinha tive de pagar o dinheirinho, fiquei com o contacto da funcionária para lá voltar, quando a chefe da outra regressar de férias!! 
É, bem verdade, que os funcionários públicos não são todos maus, mas quem os avalia distingue pelo real trabalho?! Pelo esforço de resolver os problemas das pessoas?! Saí da segurança social com uma excelente impressão, com um esclarecimento cabal, não saí com o problema resolvido, porque quem estava atrás, longe do público, não o quis resolver!!

2 comentários:

  1. Isso é revoltante para nós que temos os problemas mas também para esses funcionários que até tentam resolver as coisas!
    É por causa desse tipo de funcionários da central que o país não anda para a frente!!

    ResponderEliminar
  2. Minha querida, como em todos os locais há bons e maus profissionais, isto é um lugar comum. Mas a verdade é que nos serviços públicos (e eu trabalho num deles) é mais difícil encontrarem-se os bons.

    ResponderEliminar

Deitem cá para fora as vossas opiniões!!